top of page
Foto do escritorEng. Yuri Gomes

Começando a obra da forma certa

Quando vamos ao médico normalmente a consulta se inicia com perguntas simples, seguida por pedidos de exames e posteriormente são definidos os tratamentos. Na execução de uma obra não é diferente, deve existir um processo, sendo reunidas inicialmente as informações necessárias para o início da obra e avaliadas todas as condições de contorno que envolvem o início dos serviços.


Na etapa de projeto o cliente deve ser auxiliado por profissionais técnicos e criativos, iniciando a elaboração de um projeto arquitetônico completo e detalhado, que será repassado para a equipe de engenharia que irá iniciar as inspeções locais do terreno, com visitas cautelares, investigações geotécnicas (sondagens e ensaios de permeabilidade) e consultas legais. Esta etapa preliminar irá definir diversas informações essenciais para o bom funcionamento da edificação, pois cada solo apresenta um comportamento, cada região tem restrições legais e cada vizinhança tem um sistema de drenagem, por exemplo.


Quando um construtor inicia uma obra sem a adequada investigação no solo e diz que “pode começar porque o solo é firme”, ele está negligenciando onde as cargas serão distribuídas, sendo um grande erro, visto que podem existir camadas superiores mais rígidas, mas 2 metros abaixo o solo pode ser totalmente mole, criando recalques futuros e diversos problemas na residência. Por isso devemos realizar investigações preliminares, que serão avaliadas pelo projetista de fundações e só então será definido o tipo de estrutura que irá resistir às cargas da edificação.


A técnica busca solucionar problemas, mas para isso precisamos de informações para definir como aborda-los. Responsabilidade e conhecimento faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de qualquer projeto, por isso faça da forma correta e opte por profissionais sérios e de confiança.




8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page